Escritor, poeta, linguista, um homem da escrita, que revolucionou a sua época com o talento das palavras. Fundador da revista Claridade, juntamente com Manuel Lopes e Jorge Barbosa, é da sua autoria o romance “Chiquinho” de 1947.
Nesse sentido, em comemoração do seu 103º aniversário, a UNI-CV juntamente com a Associação Marê Caela / Tanankaonlus, irá realizar um evento dedicado a este grande homem da literatura e cultura cabo-verdiana, contando com a presença de Vincenzo Barca, formado em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas na Universidade “La Sapienza” de Roma, tendo como línguas de especialização português e francês, traduzindo muitos autores de língua portuguesa, entre os quais se destaca Baltazar Lopes.
Esta iniciativa contará ainda com a presença de Alícia Araújo com o tema “O valor e a importância da literatura cabo-verdiana na diáspora e a sua recepção por parte da 2ª geração” ficando a apresentação a cargo de Corsino Fortes.
Porque é a cultura que define o homem, une a nação e identifica o povo.
Programa do evento
Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Cabo Verde
Data: 20 de Abril, às 17h00
Recepção aos convidados: 16h45
Início do evento: 17h00
Apresentação: Dr. Corsino Fortes
Oradora: Dra. Alícia Araújo “O valor e a importância da literatura cabo-verdiana na diáspora e a sua recepção por parte da 2ª geração”
Orador Convidado: Dr. Vincenzo Barca “Chiquinho: ida e volta”
Moderadora: Dra. Fátima Fernandes (a confirmar)
Nessun commento:
Posta un commento