Tibo Évora recebeu "Prémio Amílcar Cabral" em Roma 26 Janeiro 2010
Tibo Évora, artista cabo-verdiano residente em França, foi distinguido com o “Prémio Amílcar Cabral”, no último domingo, no Cretcheu Café, em Roma, no quadro das celebrações do 20 de Janeiro.
O encontro, à semelhança dos anos anteriores, foi organizado pela associação cabo-verdiana Tabanka Onlus, e contou com um público numeroso, que assistiu aos cumprimentos do presidente da Tabanka Onlus, Jorge Canifa Alves, que reafirmou a importância de Cabral não só para Cabo Verde, mas para toda a África.
Na sequência, Alicia Araújo Lopes introduziu a figura de Thomas Sankara, líder do Burkina Faso e, de seguida, cedeu a palavra ao Secretário-geral do Movimento dos Africanos Dabre Yacouba. Este delineou as batalhas cívicas, sociais e políticas duma figura simples e extraordinária como aquele de Thomas Sankara.
Em seguida interveio o Presidente da associação francesa "Des Jeunes de Pleyel", Coulibaly Tiemoko Évora (aliás Tibo Evora), que falou sobre a importância de Cabral na era moderna e da decisão das autoridades de Paris de dedicar uma Avenida à Amílcar Cabral na capital francesa, mais precisamente em Saint-Denis, lugar de grande concentração de cabo-verdianos.
Foi um encontro cheio de ideias e perguntas formuladas por uma plateia constituída por cabo-verdianos e italianos, mas também por pessoas de Angola e Burquina Faso. No final do encontro, Tabanka Onlus entregou o "Prêmio Amílcar Cabral", que já vai na sua 5ª edição, ao jovem artista Tibo Évora, que, com empenho e perseverança, foi capaz de fazer atribuir o nome de uma Avenida para Amílcar Cabral.
Após as intervenções, seguiu-se um aperitivo e um momento musical onde Tibo Évora, que tocou guitarra e cantou um dueto com Laurent Digbeu. Posteriormente, juntaram-se outros músicos, criando assim uma noite mágica e improvisada onde cantaram mornas e músicas de luta e liberdade dos anos 70.
Constânça de Pina
Nessun commento:
Posta un commento